Plano de Segurança Empresarial
O Plano estabelece responsabilidades e orienta controles: de acesso do pessoal durante o expediente normal e fora do expediente normal; da entrada e saída de veículos; da saída de material; do processamento de autorizações de entrada de pessoas, veículos e material; da proteção patrimonial com a instalação de dispositivos técnicos para a proteção das áreas internas (como sistemas de alarmes); dos pontos de acesso a instalações vitais; da segurança em situações extraordinárias tais como: greve de empregados, greve de pessoal contratado, interrupção de serviços públicos essenciais, tais como: transportes, suprimento de combustível, suprimento de água, fornecimento de energia elétrica e sabotagens e atos de terrorismo. O Plano também estabelece: medidas de segurança ativa; medidas de segurança passiva; medidas preventivas; medidas operativas; medidas corretivas.
O Plano de Segurança Empresarial é um instrumento básico contido na política de desenvolvimento da empresa e tem a finalidade precípua de promover o crescimento do negócio de forma segura e permanente.
Seu principal objetivo é propor medidas preventivas e mitigatórias para os riscos identificados, de acordo com o resultado da análise e identificação dos riscos.
O Plano de Segurança tem como função garantir a segurança das pessoas, bens e imagem da empresa. Garantir tranquilidade para a empresa desenvolver seu negócio.
É indicável para as empresas que precisam planejar seu desenvolvimento de forma sustentável, usando a segurança como um de seus alicerces para o crescimento.
O Plano de Segurança Empresarial, é composto pelo Plano de Grenciamento de Crises, Plano de Contingência, Plano de Emergência, Plano de Combate a Incêndio e outros.
Políticas, Normas e Procedimentos
A política de segurança é um conjunto de regras e diretrizes com intuito de proteger as informações, os ativos (algo que influi direta ou indiretamente na organização) da empresa, definindo normas/técnicas, melhores práticas para se assegurar a integridade, disponibilidade e continuidade do negócio.É com base na política de segurança que todas as decisões que visam proteção são tomadas. A elaboração destas políticas deverá ser alinhada com a Visão, Missão e Valores da empresa, permitindo que seus objetivos sejam alcançados com o mínimo de interferência nas atividades principais do negócio.