Gestão dos riscos logísticos


A Gestão de Riscos Logísticos é a adoção de um conjunto de medidas técnicas que visam identificar e tratar os riscos, bem como gerenciar os riscos existentes nos processos de aquisição, movimentação, armazenamento e distribuição de bens e produtos com a finalidade de evitar ou minimizar perdas, maximizando lucros.

A logística empresarial engloba todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o momento da aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final.

Sendo assim a gestão de risco na atividade logística deve minimizar os riscos em relação ao armazenamento, estocagem, distribuição e transporte, propiciando uma visão empresarial que direcione o desempenho das organizações, tendo como meta reduzir o tempo entre o pedido, a produção e a demanda, de modo que o cliente receba seus produtos ou serviços no momento que desejar.

Para que esta meta seja alcançada é necessário que a empresa possua uma gestão de risco eficaz e, para que esta gestão atenda às necessidades operacionais e administrativas, é de suma importância o investimento em subsistema de segurança, não apenas estruturais, mas, sobretudo de informações informatizadas, controle de acesso e aos diversos setores e serviços da atividade logística, tendo-se sempre como norte o princípio da prioridade de proteção e parceria de trabalho em conjunto com a área de logística.

A C.O.E desenvolveu processos de proteção levando em consideração os principais riscos, tais como: furto, roubo, sabotagem, perda de informações e outras ações criminosas. Com a finalidade de minimizar impacto, caso os riscos venham a se concretizar, também são desenvolvidos planos de contingência e de gerenciamento de crises.

A experiência da C.O.E Consultoria visa a proteção das atividades na Cadeia Logística. Nossos serviços incluem diagnóstico, planejamento, gestão, auditoria, elaboração de planos de segurança, de gestão de risco no transporte, de crises, de contingência, de emergência, normas, procedimentos, projeto técnico para segurança física (circuito fechado de TV, alarme de intrusão, rastreamento de carga e controle de acesso), projeto de segurança humana, investigação e outros relacionados ao gerenciamento de riscos logísticos.

A C.O.E trabalha em colaboração com os órgãos alfandegários e outros setores da administração pública relacionados à indústria logística.

Também mantemos contato com operadores logísticos terrestres, aéreos e marítimos. Trabalhamos em consonância com a atividade do cliente, adequando nossos serviços para contribuirmos de maneira segura com os objetivos do negócio.

Todos os trabalhos são baseados nas melhores práticas e normas estruturais de gestão de riscos na cadeia logística ABTN NBR ISO 28000 – Sistema de Gestão de Segurança para Cadeia Logística e suas normas complementares.